O Brasil possui 12% da água do planeta, mas infelizmente ela é mal distribuída.
Possuindo uma posição privilegiada em relação aos outros países do mundo, a distribuição pelo território brasileiro é desigual. A Amazônia derrama cerca de 78% no mar, a água superficial do Brasil e o Sudeste fica com apenas 6%, o que é um grande absurdo, pois tem que irrigar metade da produção do país e fornecer água a quase 190 milhões de brasileiros. A divisão acaba sendo desigual em relação aos usos e a responsabilidade de cada setor.
- Recomposição: As alterações no clima, que provoca um desequilíbrio nas chuvas, a capacidade do ecossistemas em recompor suas reservas diminui. O Nordeste pode assim aumentar a sua escassez e a desertificação, e o Sul pode se tornar pobre na agricultura, e acaba com a produção estável.
- Qualidade dos mananciais: É, basicamente, afetada pela carga de resíduos e esgotos das cidades brasileiras. Prejudica também a capacidade do ecossistema em sustentar as áreas de reprodução e pesca.
- Saneamento: Apesar de 87% dos brasileiros terem acesso a água tratada, apenas 70% possui esgoto coletado. Em 2006, o governo federal lançou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, em que seus objetivos são: melhorar a disponibilidade, a qualidade e a quantidade de água dos mananciais superficiais e subterrâneos; reduzir os conflitos reais e potenciais em relação ao uso e trabalhar para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos causados pela água e buscar a conservação da água como um valor socioambiental relevante.
Por:Mateus
Fonte: http://www.portalodm.com.br/o-brasil-tem-12-da-agua-doce-do-planeta--n--338.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário